Vereador Mariano Vicente Tyski Solicita Intervenção Urgente na BR-153 para Garantir Segurança de Motoristas
Em sessão da Câmara Municipal realizada no dia 16 de abril deste ano, o vereador Mariano Vicente Tyski apresentou uma solicitação importante para a segurança dos motoristas que trafegam pela BR-153, trecho que corta o município. O pedido foi formalizado através do ofício nº 64/2024, enviado ao Superintendente Regional do DNIT no Estado do Paraná, Hélio Gomes da Silva Júnior.
A solicitação inclui a manutenção da rodovia e a execução de serviços de corte e limpeza da vegetação que cresceu ao lado da estrada. A vegetação densa impede o adequado escoamento das águas pluviais, causando a invasão da pista de rolamento em diversos pontos. Essa situação representa um risco significativo de acidentes e contribui para o surgimento de buracos devido ao alto fluxo de veículos.
Motoristas que utilizam a BR-153 têm relatado problemas, especialmente nas proximidades da ponte sobre o rio Cachoeira, onde se forma uma lâmina de água de considerável volume. A vegetação densa e a falta de escoamento adequado fazem com que a água se acumule na pista, aumentando o risco de acidentes e danos à infraestrutura rodoviária.
O vereador Tyski destacou a importância da manutenção regular e da limpeza da vegetação para garantir a segurança dos motoristas e preservar a integridade da rodovia. "Nas atuais condições, com a vegetação impedindo o adequado escoamento das águas, elas acabam invadindo a pista de rolamento, o que pode causar acidentes graves. É fundamental que o DNIT atenda a nossa solicitação para evitar tragédias e melhorar as condições de tráfego na BR-153", afirmou.
O que diz o "Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes" - DNIT
Em resposta ao ofício nº 64/2024, o Superintendente Regional do DNIT no Estado do Paraná, Hélio Gomes da Silva Júnior, respondeu com o ofício nº 01/2024/DNIT/PR/SRE, datado de 4 de julho de 2024. Na resposta, ele informou que a demanda foi encaminhada para a Unidade Local do DNIT em União da Vitória. A equipe técnica realizará uma vistoria no trecho indicado para avaliar as condições da vegetação e programar os serviços necessários de roçada e limpeza.
Hélio Gomes da Silva Júnior explicou que a execução dos serviços de manutenção rodoviária na Rodovia BR-153, no segmento de Imbituva a Paulo Frontin, está atendida pelo Contrato SR/PR nº 303/2023, firmado entre o DNIT e a empresa Eco Sul Brasil Construtora Eireli. No entanto, a fiscalização do DNIT identificou diversas irregularidades na execução dos serviços contratados, resultando na instauração de um Processo Administrativo de Apuração de Responsabilidade (PAAR). Em decisão de primeira instância, a empresa foi sancionada com multa e impedimento de licitar com o DNIT por seis meses.
Diante da gravidade dos fatos e buscando garantir condições ideais de segurança e trafegabilidade, bem como a preservação da infraestrutura viária, a Superintendência Regional do DNIT no Estado do Paraná está atuando para efetivar a rescisão contratual. Esse passo possibilitará contratar brevemente uma nova empresa para atender às necessidades do segmento rodoviário em pauta.
A resposta do DNIT assegura que significativos esforços têm sido despendidos para que a rodovia volte a ter todas as suas demandas de manutenção atendidas o mais rápido possível.
Tentamos contato com a empresa Eco Sul Brasil Construtora Eireli, mais não conseguimos ter êxito.
A BR 153 - Também conhecida como Rodovia Presidente João Goulart, é uma das maiores rodovias do Brasil, estendendo-se por impressionantes 3.585 quilômetros de extensão. Popularmente referida como Rodovia Transbrasiliana ou Rodovia Belém-Brasília, ela conecta a cidade de Marabá, no Pará, ao município de Aceguá, no Rio Grande do Sul. Construída a partir de 1º de abril de 1959, a BR-153 desempenha um papel crucial no transporte rodoviário nacional, facilitando o fluxo de pessoas e mercadorias ao longo de sua rota interligada entre o Norte e o Sul do país.
Clique aqui e baixe os Ofícios Nº64/2024 da Câmara Municipal e Ofício Nº 01/2024/DNIT/PR/SRE
Por Fábio Souza