Vereadora Jussara Martins Acompanha Produtores a Brasília Para Pedir o Fim da Importação de Leite e Derivados

por Fabio Souza publicado 17/08/2023 10h30, última modificação 17/08/2023 11h15
A vereadora Jussara Martins, saiu em defesa dos interesses dos produtores, e esteve presente nessa reunião em Brasília - DF.

No dia 16 de agosto, uma comitiva de representantes do setor leiteiro de diversas regiões do Brasil se reuniu na Câmara dos Deputados, em Brasília, para exigir mudanças na legislação e uma fiscalização mais rigorosa dos produtos lácteos importados. A iniciativa busca combater a importação predatória e desleal de leite e derivados, que tem prejudicado os produtores nacionais e criado uma concorrência desvantajosa.

 

A vereadora Jussara Martins, saiu em defesa dos interesses dos produtores, e esteve presente nessa reunião. Representando a cidade de Rio Azul, a vereadora se juntou a outros representantes, como Luiz Knaut, Gilvane Cipriano-Rebouças e Pedro Ilkil, de União da Vitória, para lutar por melhores condições para a produção local de leite e derivados.

 

O encontro reuniu uma diversidade de entidades aplicadas ao setor agropecuário e cooperativo, como a Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite, a Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite de Minas Gerais (Fecoagro Leite Minas) e CCPR, a maior cooperativa captadora de leite no país.

 

Os participantes da reunião compartilharam suas preocupações quanto à importação de produtos lácteos de países do Mercosul, alegando que esses produtos têm preços inferiores e qualidade duvidosa, criando um cenário desfavorável para os produtores nacionais. Eles também destacam a necessidade de uma verificação mais rigorosa dos lotes importados para garantir que atendam aos requisitos físico-químicos e microbiológicos do Mercosul.

 

A importação desenfreada de leite e os derivados têm impactos gerados no setor leiteiro brasileiro. De acordo com dados recentes, o Brasil importou quase 70 mil toneladas de produtos lácteos no primeiro quadrimestre deste ano, mais do que o triplo das normais do mesmo período no ano anterior. Essa realidade tem causado uma queda na receita e na renda dos produtores locais, ameaçando a sustentabilidade da cadeia produtiva e levando a uma possível dependência excessiva das espécies.

 

Após a reunião na Câmara dos Deputados, a vereadora Jussara Martins, juntamente com Luiz Knaut e  Gilvane Cipriano, teve a oportunidade de se encontrar com o Senador Sergio Moro (União) em seu gabinete. Moro expressou seu agradecimento pela presença dos representantes e destacou a importância das demandas trazidas por eles, especialmente no contexto do impacto negativo da importação de leite e derivados sobre o setor leiteiro.

 

A adesão e a união desses representantes do setor leiteiro demonstram a necessidade de medidas efetivas para proteger os produtores nacionais e garantir uma competição justa no mercado de produtos lácteos. O desafio agora está em traduzir essas demandas em ações concretas por parte das autoridades competentes, a fim de assegurar um futuro sustentável para os produtores de leite do Brasil.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Rio Azul-PR