Homenagem ao Lar dos Velhinhos
Na noite de terça-feira, 14 de maio, durante a 14ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Rio Azul outorgou aos Diretores e Funcionários da Associação Lar dos Velhinhos de Rio Azul, Menção Honrosa em reconhecimento à importante contribuição dada por cada um ao município na sua área de atuação.
A homenagem foi requerida pelo vereador Jair Boni ainda no ano de 2018, como parte das comemorações alusivas ao centenário de emancipação do município. A entrega havia sido agendada por duas vezes e teve de ser adiada, motivo pelo qual apenas aconteceu agora.
O Presidente Valdir Siqueira destacou que a homenagem é merecida e justa para a entidade conhecida e respeitada por todos, que conta com profissionais dedicados e altamente qualificados no atendimento diuturno aos moradores que são tratados com todo amor e carinho para que possam viver bem e felizes.
O Vereador Jair Boni, autor da homenagem, destaca a importância da entidade que já conta com trinta e cinco anos de história abrigando idosos de Rio Azul e também de diversos municípios da região.
A história da Associação Lar dos Velhinhos de Rio Azul
Fundado em 14 de julho de 1984, por iniciativa do senhor Osvaldo Kosciuk (já falecido), o Lar dos Velhinhos de Rio Azul nasceu com o nome de “Asilo Reverendíssimo Padre João Salanczyk” e funcionava em uma casa do município na Rua Honório Pires, nº 301. A atual sede, na Rua Campolim José Ribeiro, no ponto alto da cidade, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes, foi erguida em terreno doado pela Prefeitura no governo do então Prefeito Ansenor Valentim Girardi. Sua construção iniciou em 1987 e foi inaugurada praticamente um ano depois, no dia 27 de maio de 1988. Os primeiros moradores do novo endereço foram acolhidos apenas em 22 de agosto daquele ano. Atualmente com trinta e quatro residentes, o Lar dos Velhinhos de Rio Azul tem capacidade para atender até quarenta moradores. Dentre os residentes atuais, há provenientes de Rio Azul, Mallet, São Mateus do Sul, Rebouças, Guarapuava e também de Matos Costa/SC.
De acordo com informações repassadas pelo Enfermeiro Talbian Raony Przybysz, que também é membro da atual Diretoria, o senhor Osvaldo Kosciuk contava que, para levantar os recursos necessários para a construção da sede própria do Lar, na época foi organizada uma campanha que sorteou um automóvel através da loteria federal.
Com relação às fontes de recursos, ao longo dos anos a principal para a sua manutenção sempre foram os valores repassados pelos próprios idosos residentes ao cederem 70% do valor dos seus respectivos benefícios de aposentadoria e/ou pensões. Ainda são fontes de recursos o repasse mensal de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais) através de convênio com o Governo Federal e os valores repassados pelos municípios conveniados, à conta de R$ 700,00 (setecentos reais) por cada idoso que o Lar respectivamente acolhe, sendo que nem todos os municípios são parceiros neste sentido.
Ao longo de mais de trinta e cinco anos de existência, o Lar dos Velhinhos de Rio Azul tem merecido o reconhecimento e o respeito de todos os rioazulenses graças a implantação de um padrão de qualidade no atendimento institucional pautado na valorização da história de cada residente, no respeito à sua individualidade, autonomia e privacidade, na preservação dos vínculos e na participação na comunidade. Pela Lei nº 05/1987, foi reconhecida e declarada entidade de utilidade pública municipal.
Homenageados
Sérgio Girardi - membro representante da primeira Diretoria
Membros da atual Diretoria
Presidente: Elvis Martins
Vice-Presidente: Leonardo Rambo
1º Tesoureiro: Talbian Raony Przybycz
2ºtesoureiro: Vinicius Krol
1° Secretario: Miguel Zub
2° Secretario: Maria Joceli Kovalski
Conselheiros:
Evandro S. Komechen
Andre Cristiano Portela
Tasline Saqueto
Miguel Jubanski
Marcelo Michaloski
Nereu Ramos M. Filho
Roslaine Kuspiosz
Atual composição do quadro de funcionários:
Terezinha Aparecida Ribeiro Pinto
Priscila de Lara
Lucia Domingues
Maristela Antoniv
Amélia Zuba Borges
Maria Roseli Buco Kaczmarek
Marcia Terezinha Klemba
Vilma Aparecida da Silva
Dielen Maria Machado
Jorge Bednarz
Adão da Silva
Jocimara Aparecida De Lima
Janete Fusvercki Paloschi
Talbian Raony Przybycz
Larissa Vanessa Princival Martins
Ailton Borges
Joaquim Silvano Pietroski
Ivana Camilio Teixeira
Homenagem póstuma:
Helena de Oliveira (ex-funcionária, falecida em 2018)
Texto (com informações de Talbian R. Przybysz): José Augusto Gueltes
Fotografia: Roberto Rupell