Inauguração da Escola Municipal Professora Vanda Hessel em Rio Azul

por Fabio Souza publicado 04/07/2024 11h20, última modificação 04/07/2024 13h26
"Vereadores Marcam Presença na Cerimônia de Inauguração"
Inauguração da Escola Municipal Professora Vanda Hessel em Rio Azul

@castilhofotografo

Na tarde do dia 03 de julho, foi oficialmente inaugurada a Escola Municipal Professora Vanda Hessel, marcando um importante marco para a educação em Rio Azul. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade.

Estiveram presentes na inauguração o Prefeito Municipal Leandro Jasinski, acompanhado pela 1ª Dama do município, Ghessi Buco Jasinski, e a Deputada Federal licenciada e atual Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dalponte. Também participaram os vereadores Edson Paulo Klemba, Felipe Cheremeta, Sebastião Soares, Zerico Nepomoceno, as vereadoras Jussara Martins, Ana Rita Boni, e o Presidente da Câmara, Mariano Vicente Tiski. Os vereadores Cesar Martins dos Santo e Sergio Mazur não puderam comparecer devido a compromissos de trabalho.

Outras presenças notáveis incluíram o Vice-Prefeito Municipal Jair Boni, o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Rio Azul, Paulo Cesar da Luz, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Adriana Petreski Plodoviski Rymsza, o Padre Gean Bosco da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus e o Pastor Vanilson Soares da Igreja Assembleia de Deus Missão, que proferiram suas bênçãos. Do Núcleo Regional de Educação, esteve presente a Técnica de Cooperação Pedagógica, Eliana do Rocio Kricoski, bem como a Diretora da Escola Municipal Professora Vanda Hessel, Andrea Surmacz Valentim, e a Presidente da APMF da escola, Jhenifer Gueltz.

Representando os ex-prefeitos Silvio Paulo Girardi e outros secretários da atual gestão, o Prefeito Leandro e a Deputada Leandre Dalponte destacaram a importância dos investimentos na educação em seus discursos. O Presidente Mariano Vicente Tiski, que também é professor e ex-diretor da escola Chafic Cury, ressaltou a honra de participar da inauguração de uma escola e parabenizou o ex-prefeito Silvio Paulo Girardi pela iniciativa de aquisição do espaço na época em que era prefeito. Ele também elogiou o Prefeito Leandro Jasinski por dar continuidade às obras dos gestores anteriores, afirmando que isso representa uma gestão pública de excelência.

O evento culminou com o descerramento da placa, inaugurando oficialmente a escola.

Um Pouco da Trajetória da Escola Professora Vanda Hessel

A história da Escola Municipal Professora Vanda Hessel começou em 1938 como Casa Escolar de Rio Azul, localizada na Rua Antonio Cação, sob a direção de Maria Tereza Cardoso, com Maria Tito Ribeiro como a primeira professora. Em 1940, tornou-se o Grupo Escolar de Rio Azul, com diversos diretores até 1944. Em 1945, mudou-se para a Rua Cafiero Corsi, dirigida por Guisélia Sobanski até 1949, compartilhando espaço com outras instituições. Em 1956, foi renomeada como Grupo Escolar "Dr. Afonso Alves de Camargo".

Em 1980, Ezilda Kloda Wzorek assumiu a direção, sendo sucedida por outros diretores até 1989. Em 1992, a escola passou a se chamar Escola Municipal "Professora Vanda Hessel", em homenagem à primeira normalista de Rio Azul. A partir de 1993, começou a oferecer ensino pré-escolar e de 1º grau, ampliando para Educação Infantil e Ensino Fundamental entre 1994 e 1998.

Irene Borba de Oliveira Franco assumiu a direção em 1999, seguida por Dulcineia Capelari Silveira (2001-2004). A escola implementou o Ensino Fundamental de 9 anos conforme a Lei 10.172/2001. Em 2005, Marcos Duda assumiu a direção até 2011, seguido por Rosangela de Lurdes Herbst Pissaia em 2012 e Edson José de Oliveira (2013-2014).

Em 2014, durante a gestão do prefeito Silvio Paulo Girardi e sob a coordenação da secretária de educação Roselí Surmacz Gurski, com o apoio do Deputado Federal João Arruda, foi adquirido um novo espaço para a escola, permitindo a construção do prédio atual, inaugurado posteriormente.

Irene Borba Cordeiro tornou-se diretora em 2015, seguida por Edson José de Oliveira (2017), Angela Borox Patczyk (2018), Sandra Romanhuk Nós (2021), e Andrea Surmacz Valentim, que ocupa o cargo até hoje.

Para ver mais fotos click na imagem!

Por Fábio Souza - Assessor de Comunicação

Fotos: Osmar Castilho Filho